Tokushare > Notícia > Valores Tokusatsu > 40 Anos de Super Sentais – Viva o Mundo dos Heróis de Collant Colorido!!!

40 Anos de Super Sentais – Viva o Mundo dos Heróis de Collant Colorido!!!

Por tuninhochan

Exatamente no dia 1º de abril de 2015 fez 40 anos que a franquia Super Sentai está viva e ativa! Criada pelo mestre Shotaro Ishinomori (mangaka criador de Kikaider, Kamen Rider, Machine Man e tantos outros) e produzida pela Toei Company a franquia mantém-se no ar até hoje ininterruptamente, única franquia a conseguir esse feito.

Os sentais e/ou super sentais são esquadrões compostos por 3, 5 ou mais integrantes que usam poderes especiais e utilizam roupas coloridas, com cada integrante representando uma cor. No caso dos super sentais eles ainda contam com a ajuda de um robô gigante para combater ameaças maiores.

       

Os sentais surgiram em 1975 com o Esquadrão Secreto Goranger, que conteve 84 episódios, e foi seguido pela Equipe Relâmpago JAKQ (35 episódios) e Battle Fever J (52 episódios). À partir de 1979 Ishinomori abandona o projeto e nascem os Super Sentais. O primeiro super sentai foi o Esquadrão Eletrônico Denjiman em 1980 que conteve 51 episódios.

Já foram transmitidos 39 sentais até hoje, incluindo o que ainda está em exibição que é o Esquadrão Shuriken Ninninger. Já tivemos como tema nesses 39 sentais: espionagem, cartas, países, tecnologia espacial, animais, exército, ciência, antigas civilizações, planetas, seres mitológicos, energia espiritual, vida, carros, pássaros, dinossauros, ninjas, vídeo games, resgates, viagens no tempo, magia, polícia, samurais, anjos, piratas e trens.

       

Destes 39 sentais apenas 4 foram exibidos no Brasil: Gigantes Guerreiros Goggle V, Esquadrão Relâmpago Changeman, Comando Estelar Flashman e Defensores Da Luz Maskman. Ou seja, ficaram de fora 35 sentais, uns melhores, outros piores dos que passaram nas terras tupiniquins.

Eu vi pouca coisa ainda destes tantos sentais que temos. Dos 39 existentes, assisti à 13 e estou acompanhando à Ninninger. Desses que acompanhei, destaco Esquadrão Dos Homens Pássaros Jetman, Esquadrão Das Super Feras Liveman, Esquadrão Relâmpago Changeman e Esquadrão Ninjas Do Vento Hurricaneger. Dos que eu não gostei ou achei fraco estão Gigantes Guerreiros Goggle V, Defensores Da Luz Maskman e Esquadrão Dos Animais Sagrados Zyuranger. Lembrando que isso é um gosto pessoal meu, claro que cada um pensa e tem opiniões diferentes. Normal.

       

Os grandes destaques de integrantes desses sentais que assisti são: Gai Yuki/Black Condor (Jetman), Youma Ozora/Change Pegasus (Changeman), Yousuke Shiina/Hurricane Red (Hurricaneger) e Right Suzuki/ToQ 1gou (ToQger). Pra mim, foram os personagens que mais se destacaram e os que eu mais curti, uns por liderança e espírito de batalha, outros por serem mais objetivos em combate ou se preocuparem com a equipe. Verdadeiros heróis.

  

Dos vilões que assisti, meu destaque vai para: Dr. Bias (Liveman), Imperador Zed (ToQger), Grey (Jetman), Manmaruba (Hurricaneger), Comandante Giluke e Buba (ambos de Changeman). Esses destacam-se pela maldade e seus planos para conquistar o Planeta Terra. Alguns queriam apenas ter o prazer de enfrentar os heróis no campo de batalha, outros fariam de tudo, manipulando amigos e inimigos para alcançar seus objetivos. Eles são sinistros.

     

De uniformes da equipe, robôs e equipamentos, destaco: Jetman, Hurricaneger, Liveman, Changeman e Ninninger. Todos por terem um visual bacana e efetivo. De visual, ainda poderia incluir Zyuranger, mas só pelo visual mesmo.

Em 1993 a Saban e a Toei Company lançaram Mighty Morphin Power Rangers, que é uma adaptação dos sentais existentes. Inúmeros sentais já foram adaptados e formou-se uma nova franquia, que mantem-se viva até hoje, mesmo indo meio mal das pernas.

            

Desses 40 anos de vida a fórmula dos sentais permanece praticamente a mesma: um grupo do mal, geralmente um império alienígena, vem para a Terra e tenta dominá-la assim como fez com outros planetas. Surge então um esquadrão que tenta impedi-los. Lá pra meados da série, surge novos integrantes do mal que com o passar do tempo irão se unir aos heróis e com eles surgem também novos generais do exército do mal. Os robôs farão muitas fusões ao longo da série. Eu acho que poderiam mudar um pouco essa fórmula que já está repetitiva, mas não sei se a Toei fará isso algum dia.

O primeiro super sentai à usar mais de um robô ou fundi-los em um novo robô foi o Comando Estelar Flashman. Fora do Japão e Brasil, foram exibidos sentais na Europa. Na França foram exibidos: Super Elétron Bioman, Defensores Da Luz Maskman e Esquadrão Das Super Feras Liveman. Já Portugal exibiu Esquadrão Alta Velocidade Turboranger e Esquadrão Dos Homens Pássaros Jetman. O Esquadrão Secreto Goranger chegou a ser exibido nos Estados Unidos. Super Elétron Bioman, Defensores Da Luz Maskman e Esquadrão Secreto Goranger fizeram sucesso nas Filipinas.

        

Quando a franquia completou 30 anos de existência surgiu o misterioso personagem AkaRed no filme “GoGo Sentai Boukenger vs. Super Sentai”. Ele consegue usar qualquer arma que um Red tenha usado antes dele e ele representa todos os guerreiros da cor vermelha anteriores à ele. Por falar em AkaRed, ele aparece por diversas vezes no Esquadrão Pirata Gokaiger, série que homenageou vários sentais, com direito à participações de vários atores que passaram nas séries anteriores. Gokaiger fez a festas dos fãs de Sentais e de Tokusatsus em geral!

Para comemorar os 35 anos da franquia em 2012 a Toei lançou o Esquadrão Não-Oficial Akibaranger, que satirizava os sentais. A série fez sucesso e teve 2 temporadas contabilizando 26 episódios. Era muito engraçada e cheia de informações que os fãs adoram saber. Podemos esperar algo bem especial para esses 40 anos de aniversário dos Super Sentais também.

                  

E vocês? Quais são suas séries, personagens, vilões ou robôs favoritos dentro dessa franquia que nós temos?

Um grande abraço!

tuninhochan
Um eterno fã de Tokusatsus!
Comentários
tuninhochan - 25/05/2016 10:05:57
Mandou bem, Ovomaltino!!!
Denuncia
Ovomaltino - 08/11/2015 12:11:44
Já eu postaria algo mais ousado: pra evitar saturação extrema deviam terminar os Sentai e os Kamen Riders (Ishinomori tá olhando lá do céu, seus desobedientes...) e daí criem 3 franquias totalmente novas (lembrando que os Metal Heroes já foram pro beleléu há muitíssimo tempo - salvo um ou outro filme, e participação em séries Sentai). Sei que é difícil tirar 3 novos gêneros "da cartola", mas daí acho que param de reclamar. E meu ranking de séries exibidas aqui seria: 1° - Maskman 2° - Changeman 3° - Flashman 4° - Goggle V Das inéditas aqui que vi um pouquinho (ou pouco mais do que isso) gostei/simpatizei com Goranger (que acompanho atualmente; AoRanger é muito, muito foda é é praticamente um Ranger negro, ao invés de azul), Denziman (os 4 primeiros episódios pelo menos me deram uma surpreendida no que parecia que iria ser uma série monótona), Bioman (vi inteira e achei interessante e organizada, mas com exceção do Red One e TALVEZ da segunda Yellow Four seus integrantes parecem não serem aptos à uma, digamos, "eternização" por meio dos fãs - e Changeman pra mim é melhor, mais bem-resolvida e "chamativa"), Liveman (vci pouca coisa, mas já deu pra sacar que o bicho pega), Turboranger (idem ao Liveman, mas um pouco menos), e Jetman (idem às duas anteriores - e isso com apenas os 2 primeiros episódios, imagine o resto!). E cheguei a assistir esse Ninninger aí (na verdade só fui ver mesmo o episódio do jiraiya, hehe!) e achei "engraçadinha". Mas alguns personagens (StarNinger) são beeem afetadinhos, e as duas Rangers eu achei feinhas de doer (o nariz da ShiroNinger parece um cocô de buldogue, por exemplo). Enfim, só pra concluir: ainda dá pra tirar muita coisa boa (ou ruim) das séries.
Denuncia
tuninhochan - 28/10/2015 10:10:24
Falou tudo, Rodrigo! Sentai não é minha franquia favorita (sou grande fã dos Metal Heroes), mas é a única franquia que está no ar ininterruptamente. Porém, precisa de uma revitalização mais do que urgente! Se continuar no ritmo que está, é melhor dar um hiato e retomar depois que tiverem boas ideias ou que mudarem a mesma receita de bolo de sempre.
Denuncia
rodrigo nobre - 24/10/2015 17:10:09
Acho que apesar do frequente declínio (ao meu ver) da franquia, creio que ainda seja a grande preferência de fãs de tokusatsus! Sempre foi a minha, antes dessa época de internet acompanha as matérias por revistas e sonhava em um dia ver as que não passaram no país, ainda bem que com todo o avanço e com estes blogs e sites maravilhosos temos acesso a praticamente tudo em matéria de tokusatsus e suas franquias! Só que falando basicamente dessa franquia, creio que já esta desgastada e precisa seriamente de algo novo, a história da franquia é grande e tem que ser respeitada ao meu ver! Séries favoritas posso apontar uma ou duas de cada década, anos 70 Jakq, anos 80 Turboranger e Liveman (Changeman está no coração), anos 90 Megaranger e Gingaman, anos 2000 Boukenger e Shinkenger e das mais recentes Gobuster, torço como um fã que a Toei se reencontre e não deixe a franquia cair como nos últimos anos!
Denuncia
tuninhochan - 22/09/2015 11:09:57
Olá, gabrielmanarte! Olha, pode ser uma sugestão sim fazer uma matéria parecida com os Kamen Riders e podemos até mesmo expandir para os Metal Heroes, Ultramans e Henshin/Other Heroes também. Quanto ao login, isso é um trabalho para o nosso querido amigo, Edu!!! Rsss. Um grande abraço!
Denuncia
gabrielmanarte - 16/09/2015 15:09:43
Muito boa a matéria Minhas séries preferidas sempre serão Go-buster, kyoryuger e gokaiger, tanto pelos membros quanto pelos vilões, de robos elas deixam a desejar E queria saber se farão um com os kamen riders, e outra pergunta que é mais um pedido seria se teria como ao fazer o login n precisar ficar sempre o fazendo sempre que fechar o site e abri-lo Parabéns pelo site e por suas fansubs!!!
Denuncia
tuninhochan - 02/09/2015 15:09:45
Valeu, Jefferson! Não sei se o Alexandro tem, Cesar. Só vendo com ele.
Denuncia
jefferson LS Cassiano - 30/08/2015 08:08:18
muito bom cara....
Denuncia
CESAR J BATTISTI - 29/08/2015 12:08:14
AMIGO ACOMPANHEI VARIOS MAS GOSTARIA QUE VOCE TIVESSE POWER RANGERS 1 TEMPORADA MAS EM DUAL VIDEO ... VE SE VOCE CONSEGUE .
Denuncia
Execute o login para comentar a notícia!