Tokushare > Notícia > Valores Tokusatsu > Rivalidade no meio Tokusatsu

Rivalidade no meio Tokusatsu

Por tuninhochan

Olá, Tokufãs!

Há uns dias atrás estava vendo um episódio de Sun Vulcan onde mostrava a rivalidade entre Takayuki Hiba e um antigo amigo. Isso me fez parar pra pensar nas grandes rivalidades no meio tokusatsu e como elas são demonstradas no Japão.

De acordo com o dicionário rivalidade quer dizer "concorrência de pessoas que pretendem a mesma coisa: rivalidades políticas e religiosas. Emulação; concorrência, competição: existe uma velha rivalidade entre ambos. Ciúme.". No meio tokusatsu é demonstrado quase em todas as produções ao menos um episódio onde haja grande rivalidade entre alguém, mas sempre voltado entre amigos, sempre um querendo superar o outro, ser melhor do que o outro, mas sempre com muito respeito e admiração entre as partes.

Analisando as produções que eu assisti até o momento, que foram quase 86% de tudo que passou na época de ouro da Manchete e as produções que só consegui pegar há pouco tempo graças a ajuda da internet, cheguei nessas grandes rivalidades no meio Tokusatsu:

Em Metalder tínhamos a rivalidade entre Hideki Kondo (Akira Senoo) e Satoru Kita (Kazuoki Takahashi). Kita sonhava ser o maior piloto de motos do mundo e quando encontra Hideki e Maya (Hiroko Aota), se apaixona por ela e passa à querer disuputá-la com Hideki. No fim da série Kita teve papel fundamental.

Em Poderoso Lion Man tínhamos a rivalidade entre Hyoba (Masaki Hayasaki) e Dan Shimaru (Tetsuya Ushio). Hyoba era um jovem samurai que vagava pelo Japão atrás de grandes adversários e encontra em Shimaru o adversário supremo. Ele passa à perseguí-lo e desafiá-lo a todo momento. Alternando ajuda ao herói e muitas vezes o traindo para poder lhe enfrentar, Hyoba e Shimaru merecem ser lembrados por sua rivalidade. Nesta mesma série ainda tivemos uma levíssima rivalidade entre Shimaru e Joe Tiger (Shingo Fukushima), mas este último serviu mais como uma espécie de "mestre" pra Shimaru do que propriamente um rival.

            

Por falar em Joe Tiger e Shimaru, essa rivalidade foi mais forte em Lion Man Branco e em Lion Man G. Como não vi Lion Man Branco ainda, me concentrarei em Lion Man G. Shishimaru (Kazuki Namioka) e Tora Jonosuke (Yasuomi Ōta) protagonizaram uma ferrenha rivalidade até o último episódio desta curtíssima série de apenas 13 episódios. Tora era a reencarnação de Joe Tiger, rival natural de Shishimaru, reencarnação de Shimaru. Ambos travaram grandes disputas na série com Tora dando grandes cacetes em Shishimaru.

Outra rivalidade era entre Shinya Takeda (Tomonori Yoshida) e Akira Hojyo (Shogo Shiotani). Akira nunca aceitou Takeda como integrante dos Cybercops e o chamava de amador à todo momento e oportunidade. Os dois se estranhavam o tempo todo, mas rolava grande respeito entre eles, especialmente de Takeda para Akira.

Jiraiya (Takumi Tsutsui) também teve inúmeros rivais que andaram com ele até o final da série. Posso citar aqui de cabeça: Igyōnin Beni Lagarto (Toshiyuki Kikuchi, queria ter as melhores espadas do mundo, incluindo a Espada Olímpica de Jiraiya), Kazenin Mafia -Storm (Junichi Haruta, queria provar ser mais forte do que Jiraiya e o encarava de igual pra igual) e Rainin Wild (Jirō Ishii, queria ser o maior pistoleiro do mundo). Todos tornaram-se amigos de Jiraiya, mas mantendo a rivalidade quando era preciso ou necessário.


Uma rivalidade que merece ao menos uma menção honrosa era entre Jaspion (Hikaru Kurosaki) e John Tiger (não sei quem interpretava). John apareceu em um único episódio, mas era o melhor amigo de Jaspion e era rival dele por ser achar o melhor atirador da Galáxia. Enfeitiçado por Kilmaza travou um belo combate contra Jaspion, que relutava em encarar seu antigo amigo.

Em Kamen Rider Gaim tínhamos a grande rivalidade entre Kazuraba Kouta (Gaku Sano) e Kumon Kaito (Yutaka Kobayashi). Kouta sempre ingênuo e acreditando na bondade das pessoas esbarrava na dureza e frieza de Kaito. Querendo esmagar os mais fracos e exaltar os mais fortes, Kaito acabava sempre enfrentando Kouta. Protagonizaram uma das melhores lutas no final de Gaim.

E pra finalizar, não poderia deixar de fora uma das mais acirradas rivalidades do meio Tokusatsu!!! Ryu Tendo (Kotaro Tanaka) e Gai Yuki (Toshihide Wakamatsu) disputavam o amor da mesma mulher e muitas vezes a liderança dos Jetman! Eles brigavam muito, chegaram inúmeras vezes às vias de fato, porém a admiração e o respeito um pelo outro estava presente à todo momento. Quando paro pra pensar em rivais, não tem como deixar esses dois de fora.

Amizade, respeito, admiração, superação.... tudo isso está incluído quando falamos da rivalidade no meio Tokusastu. E pra vocês? Qual seria ou seriam as rivalidades inesquecíveis no mundo Tokusatsu?

Um grande abraço!

tuninhochan
Um eterno fã de Tokusatsus!
Comentários
tuninhochan - 26/11/2014 14:11:00
Valeu, turma!
Denuncia
Feraboy - 10/10/2014 21:10:24
Apoio e assisti quase todas, Lion Man Branco e Lion Man G, não assisti mas as outras assisti todas e ficou realmente eternizada a dos Jetman... Ótima analise mesmo, gostei muito. Abração...
Denuncia
tuninhochan - 09/10/2014 14:10:33
Valeu, pessoal! Markinho, eu não citei Black e Shadow Moon porque só me referi à amigos que são rivais, eles no caso eram inimigos mesmo, em lados opostos. Os que citei estão todos do mesmo lado. Um abração.
Denuncia
Kiske Otoko - 09/10/2014 13:10:15
isso é bem comum nos tokusatsus e belos exemplos citados =]
Denuncia
Markinho - 09/10/2014 13:10:24
Muito boa a matéria, vc se esqueceu da maior rivalidade de todas que era entre Shadowmoon e Sr. Black, que antes de se tornarem rivais eram irmãos, mas não de sangue é claro, mas irmãos do mesmo jeito. Gostei da matéria, abraços
Denuncia
kinhospawn27 - 09/10/2014 12:10:18
Dessa vez você caprichou hein...Ficou fodástica sua análise. Parabéns!!!
Denuncia
Execute o login para comentar a notícia!